sábado, 19 de maio de 2012

Como tudo começou...

A história do Orfanato começa em 1932, quando o Comendador Mattos, dono da antiga Papelaria Casa Mattos, acompanhado por um grupo de empresários e comerciantes da cidade do Rio de Janeiro fundou um "abrigo" para dar amparo às crianças - algumas filhos(as) de seus próprios funcionários - e à outras abandonadas pelos pais. As necessidades de material escolar eram supridas pela própria Casa Mattos.

Era oferecida também alimentação, artigos de higiene, limpeza, roupas de cama e mesa e de vestuário. De 1932 até hoje, 75 anos depois, muita coisa aconteceu. O Orfanato não está mais localizado no bairro da Tijuca, mas sim na Praça Seca em Jacarepaguá. Hoje o Orfanato Santa Rita de Cássia é uma instituição filantrópica, que atende a 75 crianças e adolescentes carentes e/ou que correm perigo social (obrigatoriamente meninas) com idades entre 3 e 14 anos.

As crianças são atendidas no sistema de externato - crianças sob a guarda de pais ou familiares que não possuem condições de serem adequadamente sustentadas, ou no sistema internato (abrigo) - crianças cujos pais perderam a guarda. As crianças e adolescentes são sempre encaminhadas ao Orfanato pelo Juizado da Infância e Adolescência e vivem em situação de risco ou abandono familiar. Destacamos que o atendimento externo (externato) surgiu da necessidade das mães da comunidade local terem que trabalhar mas não terem com quem deixar as crianças. Ou seja, no sistema externato há uma família, mas existe a necessidade do suporte do Orfanato.

2 comentários: